Volkswagen Jetta GLI é um Golf GTI disfarçado de sedã familiar

 em News

Receitas simples são as melhores. Então anote aí o segredo do novo lançamento da Volkswagen: pegue o motor 2.0 TSI de 230 cv e 35,7 kgfm do Golf GTI e coloque em um sedã famoso pela boa dirigbilidade. Acrescente pitadas de esportividade no visual e pronto: eis o Jetta GLI que acaba de chegar ao Brasil.

Alguns podem estranhar o nome, mas ele existe nos Estados Unidos desde os anos 80. A sigla vem de Gran Luxury Injection e identifica as versões esportivas do Jetta há anos. Se você ainda não engoliu o discurso deixe que a própria VW explique: o nome GTI (de Gran Turismo Injection) é exclusivo dos hatches esportivos, enquanto GTS identifica versões intermediárias de alto desempenho.

Estilo esportivo inclui para-choque exclusivo e friso vermelho na grade

Nomes à parte, fato é que o Jetta esportivo é empolgante. Culpa do ótimo motor 2.0 turbo que volta ao sedã em grande estilo. Números da Volkswagen indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. A transmissão é a DSG de dupla embreagem com seis marchas – única configuração da linha Jetta com esta caixa, já que as demais usam câmbio Tiptronic.

Um GTI com estilo clássico

Logotipo GLI na dianteira: nomenclatura surgiu nos EUA nos anos 80

O visual segue a fórmula consagrada do Golf. Para-choques exclusivos na frente e atrás, grade dianteira com padrão colmeia, rodas aro 18, aerofólio na tampa do porta-malas, difusor na parte inferior traseira e saída dupla de escapamento.

A cabine não tem os charmosos bancos de tecido xadrez, mas traz acabamento em couro preto com costuras vermelhas. O volante de base achatada é o mesmo do GTI, mas o painel digital mais simples veio do Polo. Apliques imitando fibra de carbono e pedaleiras cromadas completam o estilo do sedã.

Volante é o mesmo do Golf, mas bancos não tem tecido xadrez

Bem equipado

Saída dupla de escapamento e um discreto aerofólio: design do GLI é elegante

O Jetta GLI parte de R$ 144.900 e custa menos do que os R$ 151.530 do Golf GTI. De série ele vem com seis airbags, ar digital dual zone, controles de estabilidade e de tração, central multimidia com tela de oito polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay, sistema de som de 300 watts da Beats e seletor de modos de condução. O teto solar é o único opcional ao custo de R$ 4.900.

Apesar de bem equipado e de vir com o mesmo motor, Jetta GLI custa menos que o Golf GTI

As três primeiras revisões são gratuitas e a garantia é de três anos. Mas certamente não serão esses os motivos que lhe farão comprar um Jetta. Pelo menos até você pisar no acelerador.

 

Recommended Posts

Deixe um comentário