Lobo em pele de cordeiro: 5 sleepers que você pode comprar no Brasil

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Sleeper é uma gíria que classifica carros com aparência pacata que surpreendem na hora de acelerar. O mercado brasileiro oferece poucos, mas bons exemplos para quem quer se divertir ao volante de um modelo que passa (quase) despercebido por aí. Veja abaixo cinco casos:

Nissan March 1.6 SV (R$ 53.690)

Os 111 cv do March proporcionam bastante diversão no dia-a-dia

Não é preciso gastar muito para se divertir. Por pouco mais de R$ 53 mil você leva para casa um compacto com altas doses de diversão. O Nissan March SV tem o mesmo motor 1.6 16V amplamente difundido na aliança Renault-Nissan. Com 111 cv e 15,1 kgfm de torque máximo, o hatch não anda feito um esportivo, mas certamente vai te divertir no dia-a-dia e ainda não negará fogo em ultrapassagens, retomadas e outras situações que podem ser críticas em um veículo mais fraco.

Peugeot 2008 THP (R$ 99.990)

2008: relação peso/potência melhor do que um Sandero R.S

Todas as versões mais caras dos modelos da Peugeot e Citroën usam motor THP. O 2008 não foge à regra e é uma opção para quem procura desempenho em um SUV compacto. São até 173 cv se abastecido com etanol (165 cv se o combustível for gasolina) e torque máximo de 24,5 kgfm já a 1.750 rpm, agora associado a um câmbio automático de seis marchas — o mesmo do C4 Cactus. Pesando 1.231 kg, ele proporciona uma boa relação peso/potência de 7,11 kg/cv, melhor do que a dos 7,74 kg/cv do Renault Sandero R.S. — um hatch esportivo de verdade.

Suzuki Vitara 4Sport (R$ 119.990)

Motor turbo e baixo peso fazem do Vitara um SUV muito divertido

Dificilmente alguém se lembra do Suzuki Vitara ao cogitar um SUV. É uma pena, pois quem conhecê-lo melhor descobrirá bons atributos neste discreto modelo. Um dos principais é o desempenho do motor 1.4 turbo, de 146 cv e movido apenas a gasolina. Note que, apesar da menor cilindrada e de ser menos potente do que o 2008, o Suzuki possui quase o mesmo torque: são 23,5 kgfm contra 24,5 kgfm do Peugeot. Tem também o baixo de peso de apenas 1.170 kg, perdendo apenas para os 1.142 kg do Nissan Kicks entre os rivais. Tudo isso faz o Vitara acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos (o finado Golf 1.4 TSI precisava de 8,9 segundos para realizar a mesma tarefa) e chegar aos 195 km/h. Nada mal.

Volkswagen Amarok V6 (R$ 195.990)

Picape tem 225 cv e desempenho de esportivo

Quem compra uma picape procura força em vez de desempenho. A Amarok V6 entrega os dois: são 225 cv e 56,1 kgfm de 1.500 a 2.500 rpm extraídos do motorzão 3.0 turbodiesel.  Mesmo pesando quase 2,2 toneladas, ela tem desenvoltura de esportivo: vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos e atinge a velocidade máxima de 190 km/h. Por isso, se você ver uma picape dessas no retrovisor, siga nosso conselho e abra passagem.

Honda Accord (R$ 198.500)

Carro de tiozão? Accord vai de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos

Sedã japonês foi feito para andar sem pressa. É o que a maioria das pessoas pensaria ao ver o Accord. Só que a Honda pensou diferente e botou o 2.0 turbo do Civic Type-R debaixo do capô. Com 256 cv e 37,7 kgfm disponíveis de 1.500 a 4.000 rpm, ele não deixa ninguém sentir saudades do antigo 3.5 V6 — que era 24 cv mais potente, mas tinha menos torque. A Honda não divulga números de desempenho, mas medições feitas pela imprensa internacional atestam a vocação de esportivo deste executivo: 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.

 

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